top of page

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter seria uma estação intermediária para a vida?


A Grande Mancha Vermelha do planeta Júpiter é considerada por muitos cientistas como uma estação intermediária para a vida.Créditos: NASA

Muitos cientistas acreditam que sim, sugere Paul Davies, físico teórico da Arizona State University e diretor do Beyond Center, na obra “The Demon in the Machine.” Davies sugere que a Grande Mancha Vermelha é um exemplo de uma "estrutura dissipativa" reconhecida pela primeira vez na década de 70 pelo químico Ilya Prigogine, que definiu a vida como estando operando longe do equilíbrio com seu ambiente e suportando um fluxo contínuo de matéria e energia.

O DNA (originalmente sugerido em uma carta para Crick e Watson datada de 08 de julho de 1953 pelo cosmologista George Gamow, mais conhecido por seu trabalho pioneiro no Big Bang e a descoberta da radiação cósmica de fundo) é uma característica antiga e profundamente enraizada da vida na Terra, presente em um ancestral comum há bilhões de anos.

Enquanto outras entidades, como os cristais de zircão na Austrália e no Canadá, existem há mais de 4 bilhões de anos e sobreviveram a episódios de subducção na crosta terrestre, a principal diferença, observa Davies, é que um organismo vivo (DNA) está fora de equilíbrio com seu ambiente. “Na verdade”, ele enfatiza, “a vida geralmente está muito fora de equilíbrio”.

“O colossal vórtice gasoso de 350 anos de Júpiter, a Grande Mancha Vermelha, de 16.000Km de largura, é um exemplo perfeito de um sistema não vivo que está fora de equilíbrio com seu ambiente e perdura ao longo do tempo”, diz Davies. Usando dados de comprimento de onda de rádio coletados pela missão Juno, da NASA, os pesquisadores descobriram que as assinaturas da Grande Mancha Vermelha persistem a cerca de 300Km de profundidade. O objeto enigmático poderia engolir a Terra inteira e ainda ter espaço para Marte.


Paul Davis acredita que o furacão de Júpiter seria um exemplo não vivo de uma estrutura dissipativa. Fonte: Acervo pessoal

Davies explica que, para continuar a funcionar, um organismo (ou estrutura dissipativa, como a Grande Mancha Vermelha) tem que adquirir energia do meio ambiente (por exemplo, da luz do Sol ou comendo alimentos) e exportar algo (por exemplo, oxigênio ou dióxido de carbono). “Há, portanto, uma troca contínua de energia e material com o ambiente. Quando um organismo morre, toda aquela atividade para, e ele desliza continuamente para o equilíbrio à medida que se decompõe.”

Muitos outros exemplos são conhecidos de sistemas químicos ou físicos com um tipo semelhante de existência autônoma. Uma delas são as células de convecção, nas quais um fluido (por exemplo, água líquida) sobe e desce em um padrão sistemático quando aquecido por baixo. Depois, há reações químicas que geram formas espirais ou pulsam ritmicamente.

Sistemas como esses, que exibem a aparência espontânea de complexidade organizada, apelidados de "estruturas dissipativas" por Prigogine, representariam uma espécie de estação intermediária no longo caminho para a vida. Seria esse o caso do vórtice enigmático de Júpiter? Alguns cientistas, segundo Davies, acreditam que sim.

26 views0 comments
bottom of page