top of page

UFO estranho aparece sobre base militar venezuelana


Escritórios 1 e 2 do Ministério da Defesa da Venezuela no Forte Tiuna, em Caracas.Créditos: Wikipedia

Não é apenas a Marinha dos Estados Unidos que registrou UFOs em navios e instalações militares. Um estranho objeto foi fotografado recentemente sobre parte do Complexo Militar Fuerte Tiuna - uma das instalações militares mais importantes da Venezuela. Isso é uma coincidência? Um aviso aos militares do mundo de que alguém está observando? Seria outra potência estrangeira... ou alienígenas?


No dia 07 de abril, Agustín Prado estava fotografando o lindo pôr-do-Sol de Fuerte Tiuna, um complexo militar localizado no município de Libertador, na Venezuela. Quando ele reviu as fotos, o jovem ficou surpreso: ele percebeu um UFO voando sobre o complexo. A Rádio Mitre reporta sobre a estranha foto tirada por Prado, um jovem empresário dedicado ao mercado de cripto-ativos, que diz ter feito várias fotos em poucos segundos, mas apenas uma mostrou o objeto.


Antes de relatar o avistamento aos militares, Prado enviou as fotos a Héctor Escalante, jornalista investigativo na área ufológica. Escalante postou sua análise e opinião em seu blog e Instagram. “Ao olhar para a imagem, a primeira coisa que vem à mente é um drone. Mas se for um, por que sua trajetória de voo não foi registrada no resto das imagens?”, questiona Escalante.


“Suponha que tenha sido uma mancha na lente da câmera, que também costuma acontecer muito, embora, neste caso, a figura seja bastante óbvia e definida: por que não aparece nas demais fotos? E se fosse um pássaro? Percebe-se que não está tão próximo, se compararmos seu tamanho em proporção ao dos prédios e guindastes que podem ser vistos. Além disso, deveria ter voado bem rápido para não aparecer no fotos a seguir.”, continua. Escalante faz um bom trabalho ao eliminar os suspeitos de sempre - drone, problema de lente, pássaro - com a lógica de que todos teriam aparecido em todas as fotos, não apenas em uma.


Estranho objeto fotografado por Agustín Prado, com alguns filtros aplicados durante a investigação. Fonte: Instagram/@ovnis_en_venezuela

Então o que teria sido? Em vez de especular, ele se refere a um avistamento anterior de UFOs no Forte Tiuna em setembro de 2020, que também foi fotografado - aquele ocorreu à noite e parecia ser uma bola brilhante, mas a testemunha afirmou que mais tarde irradiou flashes de amarelo e vermelho e, depois “(...) moveu-se por todo o céu, abriu-se subitamente em dois e assumiu uma forma triangular” antes de “desaparecer ao longe” sem deixar vestígios.


É decepcionante que Escalante não revele se contatou alguém no forte Tiuna ou dentro do exército venezuelano sobre esses avistamentos com menos de um ano de intervalo em uma das bases mais importantes do país. Ambas as fotos estão borradas e além de serem de fácil identificação, mas a mais recente tem o guindaste para facilitar a localização. Teremos que esperar para ver se os militares venezuelanos seguem o exemplo da Marinha dos Estados Unidos e admitem que também não sabem do que se trata o objeto.


28 views0 comments
bottom of page